Na Rasis, contamos com uma equipe dinâmica, altamente qualificada e totalmente comprometida em oferecer o melhor atendimento em todas as áreas relacionadas à saúde ocupacional! Nossos profissionais estão preparados para superar suas expectativas e entregar soluções de excelência.
O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional é regulamentado pela norma nº 07 do Ministério do Trabalho e Emprego.
Ela estabelece a obrigatoriedade de criação e implementação, por parte das empresas empregadoras, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional com a finalidade de promover e preservar a saúde de seus colaboradores.
Nossa equipe está preparada para conduzir todos os exames de forma precisa e eficiente, desde o exame admissional, como os periódicos, mudança de função, retorno ao trabalho e o demissional.
Todos os exames complementares são realizados aqui mesmo na Rasis, facilitando a logística de seu colaborador.
Acuidade Visual;
Exame Laboratorial;
Exame cardiológico;
Exame de audiométria;
Exame de diagnóstico por imagem (Raio X);
Exame neurológico;
Exame de prova pulmonar.
Os exames toxicológicos tem obrigatoriedade pelas empresas em processos de pré-admissão e desligamento a partir de Setembro de 2017, conforme determina o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), para motoristas com carteiras C, D e E, contratados por regime CLT.
A Segurança do Trabalho é essencial para continuidade dos negócios e da empresa, pois é um dos pilares de sustentação de toda a cadeia que envolve a organização. Confira nossos principais serviços nessa área.
O Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), é um sistema de gerenciamento de riscos da empresa e direciona no momento de implantação de planos, programas e/ou sistemas de gestão, tendo em vista a melhoria constante do desempenho em segurança e saúde no trabalho.
* O GRO não se resume à entrega de um documento específico ou um sistema padronizado para ser utilizado, mas sim, há uma estrutura básica de gestão a ser seguida pela organização.
O Programa de Gerenciamento de Riscos tem como finalidade identificar, avaliar e propor medidas e ações para prevenir acidentes ambientais que possam colocar em risco:
– A integridade física dos trabalhadores
– A segurança da população
– A segurança do meio ambiente.
O PGR deve contemplar, também, um plano de ação para minimizar eventuais impactos, e apontar caminhos para solução em caso de identificação de situações anormais.
* O PGR não é um documento para ser impresso e guardado na gaveta! Trata-se de um processo de melhoria contínua, ou seja, toda alteração que houver em algum processo da empresa, o PGR também irá mudar.
O Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT) é um documento do INSS para comprovação da exposição aos agentes ambientais nocivos à saúde ou à integridade física do trabalhador.
Para fins de aposentadoria especial, é um documento muito importante que deve ser atualizado anualmente ou sempre que houver modificações de processos de trabalho, construções ou reformas nas instalações.
Com ele já elaborado, é designado para elaboração do PPP – Perfil Profissiográfico Previdênciário e para as empresas analisaram se devem pagar taxas especiais previdenciárias ou adicionais de insalubridade/periculosidade ao colaborador.
Laudo Técnico de Periculosidade é o documento requerido pelo Ministério do Trabalho, através da NR-16, que avalia se os empregados de um determinado estabelecimento estão expostos ou acessam alguma área com risco (Eletricidade, inflamáveis, explosivos e radiações ionizantes) e fazem com que os trabalhadores envolvidos nessas operações tenham direito ao adicional de 30% incidente sobre o salário.
O Laudo de Insalubridade é o documento técnico-legal exigido pelo Ministério do Trabalho através da NR-15, que estabelece se os empregados da empresa têm ou não direito ao recebimento do adicional de insalubridade (10%, 20% ou 40% do salário-mínimo), em virtude da exposição a agentes físicos, químicos e/ou biológicos, considerando os limites de tolerâncias estabelecidos pelas legislações e as proteções fornecidas pela empresa
Análise Ergonômica de Trabalho é um procedimento técnico que tem por objetivo analisar as condições de trabalho dos setores administrativos e produtivos da empresa, ou mesmo de um estabelecimento particular como uma residência, sob os aspectos da Ergonomia e das condições Ambientais, visando fornecer subsídios para a empresa, ou para o solicitante, para implementar mudanças em sua organização e método de trabalho, no sentido de diminuir os riscos da ocorrência de acidentes e moléstias do trabalho.
Dispomos de todos os recursos da área ocupacional cujo objetivo está além de compartilhamento dos processos operacionais, porque visamos incentivar e gerar mudanças comportamentais, assim como a prevenção como principal aliada a saúde e a segurança de cada trabalhador.
Através da cultura de prevenção de riscos e acidentes, ministrando todos os treinamentos exigidos pelas Normas Regulamentadoras de SST, sendo eles:
NR-01 – Prevenção de Segurança e Saúde no trabalho;
NR-05 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes;
NR-06 – EPI Equipamentos de Proteção Individual;
NR-10 – Serviços em Eletricidade;
NR-11 – Operador de Empilhadeira, Talha e Ponte Rolante;
NR-12 – Segurança na operação de Máquinas e Equipamentos;
NR-13 – Operador de Caldeira e Vaso de Pressão;
NR-18 – Integração de Segurança em Obras;
NR-33 – Espaço Confinado;
NR-35 – Trabalho em Altura;
IT 17 – Segurança na operação de Máquinas e Equipamentos;
SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho).
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